25 de Abril de 2025

cotações: DÓLAR (COM) 5,69 / EURO 6,49 / LIBRA 7,59

política Segunda-feira, 10 de Março de 2025, 17:16 - A | A

Segunda-feira, 10 de Março de 2025, 17h:16 - A | A

PROPINA COM EMENDAS

STF tem maioria para tornar réus três políticos do PL por venda de emendas

Redação

 

Imagens:Câmara dos Deputados

1

 

 

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria no sábado (8/3) para tornar réus dois deputados e um suplente do PL por participarem de um esquema de desvio de emendas parlamentares em 2020. São eles Josimar Maranhãozinho (PL-MA), Pastor Gil (PL-MA) e o agora suplente (e deputado na época dos fatos) Bosco Costa (PL-SE).

 

Segundo denúncia da Procuradoria-Geral da República, os três parlamentares integraram um esquema que pedia propina para a destinação de verbas públicas. Foi assim, segundo a PGR, com o então prefeito de São José de Ribamar (MA), a quem os investigados teriam pedido propina de R$ 1,66 milhão para o envio de mais de R$ 6 milhões ao município.

 

A Primeira Turma tem cinco ministros. O ministro relator do caso, Cristiano Zanin, já haviai votado no dia 28 para tornar réus os deputados. Foi seguido pelos ministros Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia. Já os ministros Flávio Dino e Luiz Fux, que também integram o grupo, precisam apresentar seus votos até o encerramento do plenário virtual, em 11 de março.

 

Segundo Zanin, “há consideráveis indícios de autoria e materialidade quanto à prática do crime de corrupção passiva”. Em seu voto, também disse que as investigações evidenciaram “a obtenção de vantagem indevida a partir da negociação de emendas parlamentares”. O ministro também confirmou que há provas que apontam, também, para o crime de organização criminosa.

 

*Via Correio Braziliense

 

 

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Siga a pagina  MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)

 

 



Comente esta notícia