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política Quinta-feira, 29 de Setembro de 2022, 15:01 - A | A

Quinta-feira, 29 de Setembro de 2022, 15h:01 - A | A

NOVO PEDÁGIO NA BR-163

Max Russi comemora decisão do TCU sobre BR-163; rodovia poderá receber R$ 1,2 bilhão

Assessoria

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Max Russi: "Finalmente uma solução"



“Finalmente uma solução concreta para um problema que se arrastou por anos e trouxe consequências fatais para muitas famílias”, disse o deputado Max Russi (PSB), candidato à reeleição, ao comemorar a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), na tarde desta quinta-feira (28), ao aprovar que o Governo do Estado, através do MTPar, assuma o controle da concessionária Rota do Oeste, que administra a rodovia BR-163.

Para Russi, além dos problemas na logística e tráfego causados pelo abandono das obras de duplicação, a BR-163 foi cenário de centenas de acidentes fatais. “Agora, o governador Mauro Mendes, em parceria a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), vai assumir a concessão dos 822,8 km da BR-163, para que possa retomar os investimentos já no próximo ano”, antecipou o deputado.


Luta antiga

Em 2016, o deputado Max Russi já reclamava na tribuna as questões da cobrança de pedágio por um serviço que não existia. O assunto foi levado pelo parlamentar ao Ministério Publico Federal. No mesmo ano, Russi apresentou novos documentos sobre os gargalos da BR-163 e novamente foi ao MPF.

Dois anos depois, Russi se manifesta a cerca da necessidade de uma área de escape na região da Serra de São Vicente, cobrança feita em decorrência dos inúmeros acidentes registrados. Inclusive foi uma indicação formal do deputado na Casa de Leis.

Assim, o deputado Max Russi continuou sua luta pela BR-163. Incansáveis pedidos e cobranças a cada acidente registrado pela imprensa de Mato Grosso. “Caso reeleito, o governador pode contar com meu total apoio, pois é uma problemática que aponto há anos”, frisou Russi.

Futuro próximo

A decisão do TCU autoriza o MTPar a assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para retomada das obras. A proposta ainda precisa da aprovação colegiada da ANTT, mas a previsão é que a assinatura do TAC aconteça na próxima semana.

Os investimentos, com recurso próprio do MTPar, serão de R$ 1,2 bilhão. Como sócio majoritário da Rota do Oeste, o MTPar será responsável pelas obras de duplicações e manutenções na rodovia.

 

O MTPar é uma sociedade anônima de economia mista e capital fechado, que tem como sócio majoritário o Governo de Mato Grosso. Foi criado com o intuito de auxiliar o Estado na realização das políticas que envolvem investimentos públicos e privados em áreas prioritárias. A previsão é que os investimentos na rodovia comecem a ser feitos 30 dias após a assinatura do termo.

 

 

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