
Dois dos 8 casos suspeitos de varíola dos macacos foram confirmados positivos pela Secretaria de Estado de Saúde. Os doentes são cuiabanos, de 39 e 40 anos. O resultado dos exames foram divulgados na tarde desta sexta-feira (5).
Segundo informações da SES, os outros 6 pacientes esperam resultados de testes feitos. Os amostras são de moradores de Várzea Grande, três em Rondonópolis e um em Sorriso.
Os contaminados estiveram em viagem e se contaminaram fora do estado. Eles têm sintomas leves da doença.
Conforme a pasta, as amostras para a confirmação dos casos são encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT) e direcionadas para o laboratório da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), unidade de referência nacional para a análise do material.
Sintomas e prevenção
Os principais sintomas da varíola dos macacos são linfonodos inchados, lesões na pele, febre, dor de cabeça, dores musculares e dores nas costas. Caso haja a manifestação destes sintomas, procure uma Unidade Básica ou de Pronto Atendimento.
Para a prevenção da doença, coloque em prática as medidas de biossegurança, como o uso de máscaras, distanciamento físico e higienização das mãos, e evite tocar em lesões ou compartilhar objetos com pessoas infectadas.
Notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
Siga a pagina do MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)