O café é uma das bebidas mais populares do mundo, em especial no Brasil. Entretanto, na hora de tomar alguma medicamento, o ideal é manter o café bem longe. De acordo com um estudo publicado na revista científica BioMed Research International, a cafeína, componente principal do café, pode afetar significativamente o efeito de alguns remédios no organismo.
Não é novidade que alimentos e bebidas podem interferir com alguns princípios ativos de medicamentos. Tanto que na bula dos medicamentos, frequentemente estão descritas as interações que aquele medicamento pode ter com outros remédios, alimentos, bebidas e substâncias. Mas, para evitar qualquer risco, a recomendação é sempre optar pela água quando precisar tomar alguma pílula ou comprimido.
Mas o que o novo estudo investigou foi a interação específica do café com medicamentos importantes. Os resultados revelaram que a bebida pode tanto melhorar a resposta terapêutica, como causar falhas no tratamento ou até mesmo desencadear reações tóxicas.
Por exemplo, segundo o estudo, “a absorção de ferro é reduzida entre 39% a 90% quando se toma uma xícara de café ou outras bebidas com cafeína". Diante disso, recomenda-se que bebidas cafeinadas não sejam ingeridas em conjunto com alimentos que contenham ferro ou com suplementos nutricionais por um período de até uma hora.
Por outro lado, a cafeína melhora a absorção da ergotamina, um composto utilizado no tratamento de enxaqueca, e da aspirina. É por isso que não é incomum encontrar cafeína na composição de remédio específicos para dor de cabeça.
Tomar remédios com café também pode alterar a distribuição, o metabolismo e a excreção dos compostos. Diante disso, "o uso concomitante de café deve ser evitado com medicamentos que tenham uma interação significativa com o café. Deve haver um intervalo de tempo apropriado entre a ingestão de drogas e café com base nas propriedades da droga. Farmacêuticos e médicos devem estar cientes dos riscos potenciais da interação medicamento-café e aconselhar os pacientes adequadamente", concluem os pesquisadores.
Notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
Siga a pagina do MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)