Francisco José Camargo, pai dos sertanejos Zezé e Luciano Camargo, morreu na noite desta segunda-feira (23), aos 83 anos, em Goiânia. De acordo com o Hospital Órion, Francisco faleceu às 23h05 por causa de uma parada cardiorrespiratória e uma instabilidade hemodinâmica.
Em nota, a assessoria de Zezé Di Camargo e Luciano informou que Francisco será enterrado nesta terça-feira, às 17h, no Jardins das Palmeiras, também na capital de Goiás. O velório começa às 10h.
Em fevereiro deste ano, Francisco chegou a ficar dez dias internado na UTI de um hospital em Goiânia, tratando um enfisema pulmonar. Ele seguiu o tratamento fora do hospital, respirando com ajuda de aparelhos e sem andar. Na época, Zezé usou o Instagram para fazer um longo desabafo sobre o estado de saúde do pai.
''A verdade é que há mais de dois anos estamos numa luta diária com a saúde do meu pai. Ele tem um problema sério, que é enfisema pulmonar. Ele tem 32% do pulmão funcionando e teve várias crises desde 2018. Chegou a ficar 20 dias internado no Sírio Libanês, em São Paulo, e quatro meses hospitalizado em Goiânia. A gente chegou a aceitar que nosso pai não estaria mais entre a gente várias vezes'', desabafou Zezé na ocasião.
Francisco ficou nacionalmente conhecido depois de ser interpretado por Ângelo Antônio em ''Dois filhos de Francisco'', que conta a história de Zezé e Luciano. Uma das cenas mais lembradas do filme, que completou 15 anos em agosto, é a do pai dos cantores ligando para a principal rádio de Goiânia e pedindo pela canção "É o amor" durante um dia de trabalho na construção civil.
Nascido em Sítio Novo, no interior de Goiás, Francisco sonhava em ter filhos cantores. Primeiro fez de Emival, o segundo filho, par de Mirosmar, o primogênito, porém Emival faleceu precocemente. Apenas anos depois Seu Francisco conseguiu realizar seu desejo, vendo Mirosmar se apresentando com Welson David, ambos atendendo já como Zezé Di Camargo e Luciano.
Segundo a assessoria dos sertanejos, todos os filhos de Francisco - Mirosmar José, Emmanoel José, Marlene, Wellington, Walter, Welson David, Werlei e Luciele - estão sendo amparados pela mãe, Dona Helana. ''A guerreira dona Helena, companheira de Francisco, tem amparado os filhos e netos com uma força descomunal'', descreve a nota enviada nesta segunda-feira.
O comunicado ainda relembra a origem extremamente humilde de Seu Francisco, assim como as diferentes experiências vividas nos 83 anos de vida. ''Ele viveu bem e o bastante para experimentar a maior das dores – a perda de um filho – e a mais gratificante das vitórias, que é o alcance do êxito absoluto dos filhos. Teve sua história contada em filme visto por a grande consagração dos filhos. Ainda há poucos dias, contabilizaram-lhe, em uma mesa, os quase 7 milhões de pessoas que foram assistir a esse enredo só no cinema'', destaca o texto.
A nota também fala sobre o avô de Zezé Di Camargo e Luciano, Onofre Francisco, e como ele nomeou Francisco Camargo: ''Ele pensava que Francisco fosse sobrenome e foi batizando todos os filhos com Francisco: Vicente Francisco, Liberato Francisco... O impasse se deu quando quis batizar um deles justamente com o nome de Francisco. Não podia ser Francisco Francisco. E então ficou Francisco José, acrescido de Camargo.''
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP