Uma ação integrada formada por representantes da Delegacia Ambiental, da Polícia Ambiental, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) estiveram na região do Rio Coxipó Açu, entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães, e encontraram acúmulo de material orgânico em decomposição em uma represa que estaria causando a poluição do rio.
Na sexta-feira (11), moradores de um condomínio da região denunciaram um possível crime ambiental no local. Eles flagraram um líquido escuro caindo direto no Rio Coxipó Açu.
No mesmo dia, um helicóptero do Ciopaer sobrevoou a área para identificar o que estava acontecendo e da onde partia o resíduo.
Amostra da água foi recolhida para análise — Foto: Reprodução
A equipe identificou uma represa como sendo o ponto de origem da água turva. Segundo os fiscais, a coloração escura da água é resultado do acúmulo de material orgânico em decomposição ao longo do tempo.
No momento da vistoria, havia uma máquina escavadeira realizando os trabalhos de reconstrução do barramento que fez com que o escoamento parasse.
De acordo com a Sema, o trabalho de investigação continua e medidas administrativas já foram tomadas. O dono da fazenda será intimado para depor.
Notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
Siga a pagina do MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)