O Ibope fez um esclarecimento em seu site sobre a pesquisa que foi realizada em Cuiabá, e divulgada na última sexta-feira (16). Segundo o instituto, a pesquisa foi feita por telefone, e "não representa o eleitorado como um todo".
O Ibope também ressalta que os dados devem ser interpretados com algum cuidado. A pesquisa é uma fotografia do momento e não tem o poder e nem a intenção de prever o resultado de uma eleição.
Metodologia da pesquisa do Ibope em Cuiabá
Sob encomenda da TV Morena, o Ibope ouviu 602 eleitores em Cuiabá entre os dias 14 e 16 de outubro. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob a identificação MT-02443/2020."
Confira a íntegra da nota:
"Esta pesquisa foi realizada por entrevistadores por meio de abordagem telefônica. Considerando que há uma parcela pequena de eleitores que não possui qualquer tipo de telefone, a pesquisa não representa o eleitorado como um todo.
Além de controlar a amostra por variáveis de perfil (sexo, faixas de idade e de escolaridade) e posteriormente realizar uma ponderação para ajustar o perfil do eleitorado, também foram desenvolvidos mecanismos que ajudam a garantir alguma dispersão amostral na cidade, aspecto fundamental para eleições municipais.
Ainda assim, os dados devem ser interpretados com algum cuidado. Os entrevistadores estão trabalhando com todos os protocolos de segurança em relação à pandemia.
O objetivo de uma pesquisa eleitoral não é antecipar os resultados da eleição, mas sim o de mostrar o cenário no momento em que foi realizada. A pesquisa é uma fotografia do momento e não tem o poder e nem a intenção de prever o resultado de uma eleição.
Por isso, seus resultados não podem ser usados para prever o resultado das urnas."
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP