A Prefeitura de Cuiabá prevê fechar o primeiro semestre de 2021 com pelo menos 150 bairros atendidos pelo programa Cata-treco. Um levantamento feito pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) aponta que, até o dia 17 deste mês, já alcançou 135 comunidades das regiões Norte, Sul, Leste e Oeste da Capital.
O Cata-treco é uma iniciativa criada pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, ainda em 2017, e tem sido uma das principais ferramentas de limpeza pública utilizada pelos cuiabanos para dar a destinação corretas a materiais inservíveis. Por meio da ação, a população pode descartar objetos sofá, cama, porta, janela, e outros que não possuem mais utilidade.
A execução da atividade conta com equipes externas, formadas por motoristas dos caminhões e ajudantes, além da equipe interna que efetua o recolhimento das demandas no WhatsApp (65) 9 9243–6502. O cronograma de atendimento também é montado com base nas solicitações feitas por lideranças comunitárias e indicação de vereadores.
O Cata-treco é uma das criações da gestão Emanuel Pinheiro que rapidamente teve a adesão da população. Antes, o cidadão não tinha essa opção de poder descartar um objeto que não quer mais sem ter que sair de casa. É claro que isso pode melhor, estamos trabalhando para dar mais agilidade ao serviço e, ao mesmo tempo, também buscamos fomentar ainda mais a participação popular”, explica o diretor-presidente da Limpurb, Vanderlúcio Rodrigues.
De acordo com a Limpurb, a cada comunidade atendida, as equipes chegam a recolher uma média de 30 toneladas de resíduos sólidos. A partir desta etapa, todo material que pode ser reaproveitado é direcionado para as cooperativas de reciclagem e o restante encaminhado para o aterro sanitário.
“Além da facilidade ofertada à população, essa atividade ainda cumpre essa função social de contribuir com os trabalhadores que vivem da reciclagem. Esse é uma parceria positiva para todo os envolvidos. Outro ponto de importante destaque é que o Cata-treco evita o despejo irregular desses materiais, no ajudando no combate dos bolsões de lixo”
Segundo a Limpurb, Cuiabá chegou a ter mais de 300 áreas identificadas como locais de despejo ilegal de lixo. Atualmente, com a contribuição o Cata-treco, o número foi reduzido para cerca de 38. Ainda conforme o órgão municipal, todas essas áreas são monitoradas com o apoio da população e recebem constantes intervenções de limpeza.
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP