Em meio à queimadas que castigam a Amazônia, o Pantanal e o Cerrado, a Comissão do Meio Ambiente (CMA) do Senado recebeu, nesta quarta-feira (4), a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para prestar esclarecimentos sobre as ações da pasta no combate à destruição de biomas de extrema relevância ao país.
A ministra afirmou, durante a audiência, que caso as queimadas e o período de estiagem prolongado persistam e os efeitos do aquecimento global não sejam revertidos, o Brasil corre o risco de perder o Pantanal até o final do século. “Segundo pesquisadores, se continuar o mesmo fenômeno em relação ao Pantanal, o diagnóstico é de que poderemos perder o Pantanal até o final do século. Isso tem um nome: baixa precipitação, alto processo de evapotranspiração, não conseguindo alcançar a cota de cheia, nem dos rios nem da planície alagada”, explicou Marina.
“E, portanto, a cada ano se vai perdendo cobertura vegetal. Seja em função de desmatamento ou de queimadas. Você prejudica toda a bacia e, assim, segundo eles (pesquisadores), até o final do século nós poderemos perder a maior planície alagada do planeta”, completou ela.
*Via Congresso em Foco
Notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
Siga a pagina do MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)