05 de Julho de 2025

cotações: DÓLAR (COM) 5,42 / EURO 6,39 / LIBRA 7,40

geral Terça-feira, 17 de Novembro de 2020, 07:11 - A | A

Terça-feira, 17 de Novembro de 2020, 07h:11 - A | A

ALIMENTAÇÃO

Abacate perde fama de vilão para saúde e produção brasileira deve dobrar em 3 anos

G1

Reprodução

1

 

Fruto nutritivo e que vai bem em receitas doces e salgadas, o abacate tem sido mais procurado pelos brasileiros nos últimos anos devido a uma desmistificação, por parte de pesquisas científicas, de que ele seria um “vilão” da alimentação saudável.

O consenso da área médica, atualmente, é de que o abacate é um alimento rico em “gorduras boas”, que ajudam a regular o colesterol, além de ser uma fonte de sais minerais e de diversas vitaminas, como a C e E

“Claro que esses benefícios só são encontrados em conjunto com uma dieta equilibrada”, ressalta a nutricionista Lígia dos Santos, da Rede de Hospitais São Camilo.

 

 

O avanço das pesquisas se refletiu em um aumento do cultivo do abacate no país. Em volume, houve uma expansão de 55% da safra entre os anos de 2014 e 2019, para 242,9 mil toneladas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

E a expectativa é de que essa quantidade dobre nos próximos dois ou três anos, diz a presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Abacate (Abacates do Brasil), Maria Cecília Whately.

No Brasil, os estados de São PauloMinas Gerais Paraná concentram 87% do cultivo

“Nós vemos que há um aumento das vendas de mudas de abacate nos viveiros. Como demora de dois a três anos para (o pé de abacate) iniciar a produção de frutas, então é bem provável que a gente acompanhe um crescimento neste período”, diz Cecília.

 

Originário do México e da América Central, o abacate só chegou ao Brasil em 1893. E os mexicanos são hoje líderes na produção mundial, seguidos por República DominicanaPeru, IndonésiaColômbiaIndonésia e Brasil.

Abacate é fonte de fibras e vitaminas e usado em receitas doces e salgadas — Foto: Arte/G1
Abacate é fonte de fibras e vitaminas e usado em receitas doces e salgadas — Foto: Arte/G1

 

Controle do colesterol

O abacate é um alimento calórico e rico em uma gordura chamada "ácido graxo monoinsaturado”

“Nesse ácido graxo o que é predominante é o ácido oleico, que é a mesma gordura encontrada no azeite de oliva. Ela é ótima para reduzir o colesterol ruim, o LDL, baixar o triglicérides e aumentar o colesterol bom: o HDL”, afirma Lígia.

Os triglicérides são gorduras existentes no organismo humano que funcionam como reserva de energia. Porém, em quantidades elevadas, podem aumentar o risco de uma doença cardíaca.

Notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Siga a pagina  do MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)



Comente esta notícia