A confirmação de partidas da Copa América na Arena Pantanal em Cuiabá traz preocupação sobre um possível avanço da pandemia em Mato Grosso. O temor é de que o coronavírus aproveite a circulação de comitivas estrangeiras, pessoal de apoio e, eventualmente, torcedores em meio aos jogos e se dissimine entre a população local, principalmente por conta das diferentes cepas que circulam no país e no mundo.
O médico infectologista Cassius Azevedo alerta que a circulação de novas variantes pode ser determinante para aumento dos casos. "Sermos sede da Copa América pode deflagrr uma nova onda da pandemia. A inserção de variantes são capazes de originar formas graves da doença", diz.
"Muitos países já negaram receber os jogos justamente por razão de evitar a chegada dessas variantes, que chegam junto com toda a comitiva", explica o médico.
Medidas já anunciadas para aumentar a segurança, como testagem ou vacinação do pessoal envolvido, não garantem que os registros deixe de crescer. "Muitos países já negaram receber os jogos justamente por razão de evitar a chegada dessas variantes, que chegam junto com toda a comitiva", explica.
Mato Grosso já tem confirmado mais de 41 mil casos da Covid-19. Segundo o último boletim epidemiológico, desta segunda-feira (07) 11.209 óbitos foram provocadas em decorrência do coronavírus no Estado. Cuiabá receberá cinco jogos da competição, todos da primeira fase. A primeira delas será Colômbia e Equador, no próximo domingo, dia 13 de junho. A última partida será Bolívia e Argentina, dia 28 de junho.
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP