A empresa Águas Cuiabá é uma das líderes de reclamações de usuários de serviços na Capital. Além do Procon, o site Reclame Aqui (reclameaqui.com.br), onde a empresa é cadastrada, traz as reclamações de centenas de usuários. A maioria se refere ao valor cobrado pelos serviços de água e esgoto, considerados muito alto, mas há também relatos de falta de água, mal atendimento, serviços mal feitos ao finalizar obras, corte ilegal de fornecimento, entre outros.
"Sempre pagamos bem mais barato e agora veio um preço muito alto. Não temos condições de pagar. Pedimos providências urgentes", reclama um usuário, em postagem formulada há dois dias. "Estive na Águas Cuiabá agência centro no dia 26/07/2019 para transferir uma dívida que se encontra em meu nome, sendo que eu não resido nesse endereço desde 2001. Foi feita a transferência mas a restrição no serasa continua. Gostaria que providências fossem tomadas, pois o mesmo está impedindo que eu faça transações com banco", traz outro, em reclamação feita há nove dias. Ambas ainda sem resposta da concessionária.
Segundo ranking do próprio site Reclame Aqui, as respostas das reclamações, apesar de serem online, estão levando em média 14 dias para serem efetivadas pelas Águas Cuiabá. O site também ainda não conseguiu posicionar a empresa no item "reputação".
Há casos em que a Águas Cuiabá reconhece suas deficiências, mas garante estar trabalhando para melhorar. Como a situação de um usuário, que reclama do serviço realizado. "Para fazer ligação de água, a empresa supracitada danificou o asfalto da minha rua há mais de um ano. E da rua atrás à minha, no mesmo tempo até hoje não reparou. O problema se intensificou, pois deixou apenas o barro sem repor o asfalto, além de várias pessoas denunciarem que a mesma (Águas Cuiabá) joga esgoto no rio Coxipó, aqui próximo, sem nenhum tratamento. (...) Vamos denunciá-la no (sic) Ministério Público e tentar derrubar essa licitação". avisa um usuário.
Neste caso, a Águas Cuiabá disse lamentar o ocorrido e pede desculpas pela demora em responder ao usuário. "A Águas Cuiabá passou por um momento de intensa reconstrução e mudanças, mas está disponível nesse momento a responder por esse canal. Realizamos a programação e o reparo solicitado (...)", responde.
"(...) caixa de esgoto que está transbordando fezes na rua. (...) Casas 22, 21 e 23 estão com merda na porta. A manilha está estourada e o odor está insuportável (...)
Outra usuária se diz cansada de pedir reparos. "Sou moradora do coophamil, e faz quase duas semanas que venho fazendo ocorrência pelo telefone 3625-3575 para desobstruir a caixa de esgoto que está transbordando fezes na rua. (...) Casas 22, 21 e 23 estão com merda na porta. A manilha está estourada e o odor está insuportável (...)", reclama, ameçando chamar a TV se não for atendida. "PEÇO PROVIDÊNCIA URGENTE. NÃO QUERO TER QUE ACIONAR A TV CENTRO AMÉRICA PARA MOSTRAR ESSE DESCASO. AGUARDO RESPOSTA ATÉ QUINTA-FEIRA, CASO CONTRÁRIO VOU CHAMAR A REDE DE TELEVISÃO", adverte, em texto de caixa alta.
Não se sabe se pela ameaça ou não, o fato é que parece que o problema foi resolvido rapidamente, segundo resposta encaminhada à usuária. "(...) Agradecemos o seu report (sic). Encaminhamos ontem, 18/07, uma equipe para reparo na rede de esgoto. Você conseguiu verificar o conserto? Ainda tem alguma insatisfação quanto a essa rede de esgoto? Já temos em programação o retorno da equipe de recomposição asfáltica".
Em outro caso, mais reclamação de falta de água. "Mais uma vez venho expor minha insatisfação com a Concessionária Águas Cuiabá. Pra começar, o fornecimento de água em alguns bairros aki (sic) em Cuiabá é um dia sim e o outro não, e hj seria o dia de recebermos água mas devido a um vazamento na rua 24 da 2 etapa do bairro Novo Milênio, o fornecimento de água foi suspenso e a equipe do atendimento diz q (sic) o serviço só terminará na parte da tarde e que o abastecimento só voltará ao normal amanhã a partir das 17:00 hrs. Enquanto isso a população ficará sem água. É justo ficarmos sem água já que pagamos e caro pelo abastecimento que não é de qualidade? Alguma providência tem que ser tomada", reclama o usuário.
A resposta da Águas Cuiabá segue um padrão. "(...) Lamentamos o inconveniente e agradecemos seu reporte. Quanto ao abastecimento, realmente podem haver interferências mediante ocorrências sistêmicas como vazamentos de rede, falta de energia, entre outras. Se identificado alguma ocorrência que prejudica o abastecimento da região, uma equipe é encaminhada para reparo, a fim de realizar a manutenção e normalizar o abastecimento quanto antes. Caso tenha a necessidade de qualquer serviço ou atendimento, pode contar conosco. Estamos à disposição".
Veja outra reclamação. "Já estou cansada da falta de água na minha residência. Pago as faturas corretamente, não atraso e fico sem abastecimento constantemente. Na minha casa tem um idoso que é meu avô de 90 anos de idade que precisa de água devido aos cuidados com ele. Sempre faltando, sempre. Eu ligo, abro reclamações e nunca me dão uma solução. Só semana passada comprei 2 caminhão (sic) PIPA e 1 a Águas Cuiabá mandou. Isso é um absurdo. Pagar caro na fatura e ainda ter que comprar PIPA particular. Solicito resposta. Estou cansada de ligar. Não estou ameaçando ninguém mais (sic) só quero dar um recado que quando aquele cara que vem medir a pressão da água e fica naquela palhaçada falando que não tem pressão pra subir as coisas, não vão (sic) ficar boa (as coisas) pro lado dele".
A resposta, segue o padrão: "(...) Lamentamos o inconveniente e agradecemos seu reporte. Quanto ao abastecimento, realmente podem haver interferências mediante ocorrências sistêmicas como vazamentos de rede, falta de energia, entre outras. Tivemos uma manutenção recente que encerrou no dia 04/06 e ocasionou a pressurização da rede até o dia 05/06. Ontem, 06/06, encaminhamos uma equipe para verificação e foi constatada a pressão em 07 m.c.a em seu cavalete. Uma pressão suficiente para abastecer até 07 metros de altura (...)".
E, nesse ritmo, o cuiabano segue lutando pelo direito de ter água e esgoto, além de pagar um preço justo por isso. Tramita projeto de lei na Câmara Municipal, inclusive, para que a concessionária seja obrigada a diminuir o valor da taxa de esgoto, bem como seja impedida de cobrar dos usuários de residência e comércios que não tem seus sistemas devidamente tratados. Hoje a Águas Cuiabá cobra de todos. Contrato assinado com a Prefeitura garantiria a legalidade da cobrança.
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