A Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico informa que esteve com sua equipe técnica no Distrito da Guia para averiguar a situação relatada por produtores locais de que uma nuvem de gafanhotos está causando prejuízos às plantações.
Segundo secretária Débora Marques Vilar, houve contatos com a superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em Cuiabá, e com o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA/MT), para juntos elaborarem um plano de ação para minimizar os danos causados pelos gafanhotos.
"Não sei precisar tempo, pois dependo das outras instituições, mas estamos atrás de uma solução", informa a secretária.
A presidente da Associação de Moradores do Quintas do Bandeira, Josefina de Almeida, disse na manhã desta segunda-feira (31) que nem mesmo o fogo que atingiu a comunidade no final de semana foi capaz de reduzir a praga de gafanhotos.
"O pessoal da prefeitura realmente veio aqui. No momento inclusive que pegava fogo aqui. Os técnicos ficaram de voltar com uma solução", disse dona Josefina. Enquanto os produtores aguardam, a sensação, segundo ela, é de que a bicharada só aumenta. "Tá difícil nossa vida aqui", lamenta.
A infestação de gafanhotos tem trazido enormes prejuízos aos pequenos produtores da região da Guia. A maioria vive do cultivo da agricultura familiar, através de hortas e da fabricação de doces de árvores frutíferas como cajueiros, mangueiras e coqueiros.
"Por onda passam, os gafanhotos deixam as plantações sem frutos e folhas. Hortas são devastadas. Eles comem tudo", relata dona Josefina
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP