11 de Maio de 2025

cotações: DÓLAR (COM) 5,65 / EURO 6,37 / LIBRA 7,52

variedades Sábado, 15 de Outubro de 2022, 17:01 - A | A

Sábado, 15 de Outubro de 2022, 17h:01 - A | A

'BISPA DA SONECA'

Teóloga faz sucesso com Ministério que prega a soneca como 'salvação'

Extra

Foto: Reprodução/Instagram

1

Tricia (ao centro) e duas seguidoras tirando um cochilo

 

 

Quando estudava Teologia, tinha que se espremer no transporte público e criava sozinha um filho, Tricia Hersey não sabia o que era descansar: todo o tempo livre era devotado ao estudo. Até que, no limite da exaustão, a americana de Atlanta (Geórgia) se permitiu uma soneca. Ao acordar, sentiu-se revigorada. Parece uma história simples, mas foi, na verdade, o início de algo maior, "libertador", que viria a ser o Ministério da Soneca.

 

Tricia começou a tirar sonecas regulares ao longo do dia. A prática produziu um estado mental mais satisfatório e melhores notas na universidade. Foi quando Tricia, dez anos atrás, teve a ideia de começar um movimento de "salvação" baseado na soneca.

 

A americana de 48 anos, que se autodenomina "Bispa da Soneca", começou a convidar pessoas para tirar sonecas coletivas enquanto ela fazia sermões tranquilizadores sobre o poder absoluto do sono e do sonho. Com o mantra do "descanso é resistência", ela passou a arregimentar um grupo crescente e entusiasmado de seguidores, todos cansados das suas rotinas e da urgência tóxica da vida moderna.

 

"A exaustão não vai nos salvar. O descanso, sim", postou ela no Instagram, onde tem quase meio milhão de seguidores.

 

Ela pede aos seguidores que usem o tempo que poderiam dedicar a um trabalho extra para simplesmente dormirem. Se não for possível, que eles tirem os olhos da tela do computador e observem o espaço ao redor, alcançando um novo estado de espírito.

 

Para ampliar o rebanho, ela criou o Templo do Descanso, eu uma igreja presbiteriana pouco usada em Atlanta, de acordo com o "New York Times". Mas Tricia insiste que o seu movimento não é religioso.

 

Tricia Hersey, a 'Bispa da Soneca'
Tricia Hersey, a 'Bispa da Soneca' Foto: Reprodução/Instagram

 

Muitos fiéis de Tricia decidiram deixar o emprego, embarcar em período sabático ou desacelerar o crescimento de suas empresas. Tudo em troca do "sagrado" bem-estar mental e físico, segundo a bispa.

 

O ministério de Tricia explodiu na web durante a pandemia, quando as ansiedades se acumularam. Atualmente, a americana dá palestras em todo o país e oferece serviços de coaching para pessoas que procuram evitar o esgotamento e aprender técnicas de meditação. Tricia diz que sua missão é fazer as pessoas acordarem, dormindo.

 

"O descanso é uma prática de libertação. Para imaginar um novo mundo que foque na libertação, o descanso é a nossa base", defende a americana, que recentemente lançou um livro sobre a "salvação" que prega.

 

A ciência ratifica a "teologia" de Tricia. Estudos mostram que cochilar pode "restaurar o estado de alerta, melhorar o desempenho e reduzir erros e acidentes", de acordo com a Sleep Foundation. Mas esse não é o foco do Ministério da Soneca. A ideia não é descansar para ser mais produtivo. O cerne do ministério de Tricia é sobre libertação, especialmente para a população negra, e antítese do capitalismo.

 

O descanso também pode parecer um privilégio, e muitas pessoas dizem a Tricia que não podem se dar ao luxo de se deitar quando há contas a pagar. Ela reconhece que muitos consideram irrealista se afastar das obrigações da vida moderna, mas rebate que dedicar um momento de folga para descansar vale a pena, e uma prática que pode ser construída ao longo do tempo. Para isso, a americana enfatiza o sentido da "resistência".

 

"A cultura do trabalho desenfreado se normalizou, levando nossos corpos à beira da destruição. Dizemos com orgulho ter ido ao trabalho ou a um evento, apesar de uma lesão, doença ou desgaste mental. Somos elogiados e recompensados ​​por ignorar a necessidade de descanso, cuidado e reparo do nosso corpo", diz a teóloga e poetisa no seu livro.

 

Tricia Hersey no 'Templo da Soneca'
Tricia Hersey no 'Templo da Soneca' Foto: Reprodução/Instagram

 

 

Cochilo coletivo do ministério de Tricia
Cochilo coletivo do ministério de Tricia Foto: Reprodução/Instagram

 

"Não é normal ficar sem sono e exausto, e ter o cansaço como estilo de vida. Não é por isso que nascemos. Não foi por isso que o milagre do nascimento aconteceu. Não é o que nossos ancestrais gostariam", completou ela ao site "Essence".

 

 

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Siga a pagina  MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)



Comente esta notícia