eprodução/TV Assembleia
Abílio Brunini recebe a faixa de prefeito de Emanuel Pinheiro, no teatro Zulmina Canavarros
“Tenho e terei divergências com vários vereadores, mas não vamos fingir que tudo sempre será mil maravilhas. Pensem nas pessoas que estão nas UPAs, que tantas vezes visitei; pense nas crianças que estão nas escolas sob o risco de uma caixa d'água cair sobre elas; pense nas pessoas que trabalham no Mercado do Porto, onde não há saída de água e o esgoto corre a céu aberto. Pensem no povo cuiabano, não em mim”.
O alerta, em tom de desabafo, foi dado pelo prefeito Abílio Brunini (PL) ao ser empossado prefeito de Cuiabá na noite desta quarta-feira (1), na Câmara Municipal. Em seguida, no teatro Zulmira Canavarros, o novo prefeito recebeu a faixa municipal pelas mãos do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).
Conhecido por fazer oposição dura ao então prefeito Emanuel, Abílio Brunini reconheceu que também terá oposição na Câmara, mas pediu que os parlamentares voltem a atenção para os problemas estruturais que Cuiabá enfrenta, como a precariedade na infraestrutura nas escolas e as dificuldades enfrentadas por quem depende das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Ele também agradeceu aos familiares e, principalmente, a esposa, a nova vereadora Samantha Iris (PL), que, segundo ele, será uma representante melhor do que ele foi por estar mais apta para a função.
Abilio foi vereador por quatro anos, até ter o mandato cassado pela Câmara Municipal por quebra de decoro parlamentar, em 2020. Na época, um relatório da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) constatou que ele respondia a 17 boletins de ocorrência relacionados a coação de servidores, invasão de privacidade, desacato e gravação ilegal. Ele retornaria ao cargo mais tarde por determinação da justiça.
Abilio também exaltou a nova Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá, que passa a ser presidida pela vereadora Paula Calil (PL), eleita com 19 votos, com seis abstenções e duas faltas. Essa será a primeira vez que o legislativo municipal será comandado por uma diretoria 100% feminina. Além da presidente, integram a nova direção da Câmara as vereadoras Maysa Leão (Republicanos), vice-presidente, e Michelly Alencar (União), Katiuscia Manteli (PSDB) e Dra Mara (Podemos) como secretárias.
“É uma mesa histórica, não é um acaso de Cuiabá, é um caso do Brasil e um exemplo para o mundo que está marcando história. Estou mais feliz hoje com a posse desta Mesa do que com a minha própria”, afirmou.
Dirigindo-se aos parlamentares, o prefeito reforçou o compromisso com a independência e a harmonia entre os poderes. Ele destacou que essa relação deve beneficiar diretamente a população cuiabana.
“Harmonia não significa subverter, não significa submissão. Nenhum poder pode ser submisso ao outro, eles devem trabalhar juntos. Não por mim, mas por Cuiabá”, pontuou.
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP