07 de Setembro de 2024

cotações: DÓLAR (COM) 5,60 / EURO 6,21 / LIBRA 7,35

geral Terça-feira, 23 de Março de 2021, 13:03 - A | A

Terça-feira, 23 de Março de 2021, 13h:03 - A | A

Vacinação

Veterinários, esteticistas e outros profissionais não integram grupo prioritário para vacinação, define Ministério da Saúde

Mídia Hoje
Cuiabá

Um novo comunicado do Ministério da Saúde enviado aos municípios esclarece que apenas os trabalhadores da saúde dos estabelecimentos de assistência, vigilância, regulação e gestão à saúde serão contemplados com a vacinação contra a Covid-19 nesta primeira etapa. Já outros profissionais, como veterinários, esteticistas, educadores físicos que não atuam nesses segmentos, deverão aguardar nova fase, de acordo com a faixa etária.

Segundo a Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), do Ministério da Saúde (MS), os profissionais, que serão protegidos nessa fase inicial da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, são aqueles que atuam nos serviços de saúde como, por exemplo, hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias.

Os que atuam em academias de ginástica, clubes, salão de beleza, clínica de estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde não estão mais inseridos nos grupos prioritários neste momento da campanha.

Para ser imunizados, devem comprovar o vínculo ativo com serviço de saúde, ou seja, prestar assistência à pacientes. Já os que atuam em academias de ginástica, clubes, salão de beleza, clínica de estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde não estão mais inseridos nos grupos prioritários neste momento da campanha.

Ao todo são 14 categorias que entram nessa lista de prioridade do Ministério da Saúde: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física - que atuam em serviços de saúde, médicos veterinários, assim como os técnicos e auxiliares, agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias e profissionais da vigilância em saúde.

Os trabalhadores de apoio aos serviços de saúde também entram no grupo de prioridade como, por exemplo, os recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores e outros, assim como os trabalhadores de casas de apoio e de permanência para os idosos e cemitérios.

O Ministério da Saúde considerou a quantidade de doses disponíveis e o nível de risco a que esses profissionais estão expostos para definir os critérios da vacinação. A ampliação da cobertura de vacinação será feita conforme a disponibilidade de novas doses.

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP



Comente esta notícia