Um fenômeno bastante conhecido pelo homem pantaneiro, mas pouco registrado em imagens, assustou fazendeiros na região do rio Piraim, no município de Barão de Melgaço, a 110 km de Cuiabá. Uma espécie de tufão, chamado pelos pantaneiros de "redemoinho de fogo", foi registrado em vídeo pelo fazendeiro Sandro Sebastião Gomes.
As imagens mostram um tufão de fumaça se aproximando de um grupo de pessoas na fazenda.
"Meu Deus do céu... Você já pensou seu mano! Cara, que que é isso. Meu Deus do céu", relata um dos presentes, com um linguajar bem pantaneiro, no momento que a cortina de fumaça se aproxima e assusta.
Segundo o ex-secretário de Meio Ambiente do Estado, Vicente Falcão, o risco é grande neste tipo de fenômeno. "Esta área já foi queimada, como pode se ver na imagem. Caso tenha qualquer graveto ainda com brasa, será arremessado em outra área e começa um novo foco de incêndio", explica Falcão.
Proprietário de fazenda na região, ele critica quem não conhece o Pantanal e fica alardeando que há ação humana em quase todos os incêndios. "Uma situação dessa muitos desconhecem. Nem todo fogo começado tem ação humana", alerta o ex-secretário.
Pantaneiro das antigas, Falcão reconhece que as imagens registradas por Sandro Sebastião Gomes são incríveis. "Esses fatos nunca foram registrados como hoje. Às vezes aparecem fotos antigas, mas sem essa realidade. Isso é inédito", informa.
Confira os vídeos:
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP