"Cerca de 90% dos produtos hortifrutigranjeiros consumidos em Cuiabá são importados de outros estados, especialmente de São Paulo. Isso deveria ser motivo de vergonha para a administração municipal. Podemos produzir praticamente tudo aqui mesmo. Temos água em abundância e milhares de pequenos produtores prontos para produzir não apenas em Cuiabá, mas em toda a região".
A defesa foi feita pelo empreendedor Adê Silva (PSD), candidato a vereador na capital, durante reunião no auditório do Hotel Paiaguás, em Cuiabá, na quarta-feira (21), com lideranças de pequenos produtores da região do Vale do Rio Cuiabá. O encontro foi organizado pela coordenação de campanha de Roberto França (Patriota) a prefeito da capital.
Adê Silva tem como uma das 'bandeiras de atuação parlamentar' a consolidação de um "cinturão verde" em distritos e comunidades, contemplados ou não com água de rios.
"Onde não tem rio próximo temos que viabilizar poços artesianos. O que não podemos é abandonar nossos pequenos produtores", ponderou Adê, lembrando que a maior parte da produção pode ser comprada pela própria administração municipal. "Estes produtos têm mercado garantido, na merenda das escolas e nas nossas creches", lembrou.
Algumas iniciativas na capital mostram que um pequeno incentivo pode fazer toda a diferença quando o assunto é agricultura familiar.
Uma delas é a Coopecentral, uma cooperativa sediada em Várzea Grande que tem gerado renda a centenas de pequenos produtores. A cooperativa garante a compra e busca os produtos diretamente no campo. Repassa quase tudo à própria merenda escolar de vários municípios da região.
Confira depoimento de Adê Silva:
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP