A advogada Gisela Simona (PROS), terceiro lugar nas eleições municipais de Cuiabá, declarou nesta quinta-feira (19) apoio a Abílio Júnior (PODE) neste 2⁰ turno do pleito. A confirmação foi anunciada em coletiva à imprensa com a presença dos presidentes municipal e estadual da sigla.
Um dos pontos de maior embate entre os dois candidato foi sobre a questão da política de valorização das mulheres. A declaração feita por Abílio Brunini no debate entre os candidatos no primeiro turno, onde ele usou a frase "mesmo sendo mulher", fez com que Gisela se posicionasse levantando inclusive a possibilidade de processar o candidato. Durante o primeiro turno, Abílio também invadiu a Secretária da Mulher causando confusão e declarou que iria extingui-la.
Para justificar o seu apoio, agora, Gisela disse que o combate ao machismo é importante para a administração pública e que Abílio está disposto a levantar esta bandeira e se retratar publicamente em relação ao episódio.
"Quando nos reunimos com o Abílio, deixamos claro os pontos que nos desagradam no plano de governo dele. Citamos a política de valorização das mulheres e ele se comprometeu a incluir as nossas propostas e vai manter a Secretaria da Mulher", afirmou.
Durante o primeiro turno o candidato Abílio também declarou que iria fechar não só a Secretaria da Mulher, como também o Conselho Municipal de Cultura. Diante dessas declarações, Gisela garantiu que para que ela apoiasse o candidato do Podemos, ele a prometeu a manutenção do Conselho Municipal de Cultura e que mudará a relação com os servidores públicos da Capital.
Sobre o não apoio ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), Gisela também citou o grupo político de Emanuel. "Nós vamos pedir voto no 19. É isso que decidiu o nosso partido, o nosso grupo".
Porém, no mesmo momento em que a ex-candidata do Pros manifestava apoio a Abílio, representantes de mais de 20 sindicatos também se posicionaram. Em reunião com Emanuel Pinheiro, declaram apoio ao prefeito para o segundo turno. O vice-presidente estatual do PROS em MT, Oscarlino Alves, ficou descontente com a decisão da candidata Gisela, votando para que a candidata se mantivesse neutra no segundo turno.
"Desde que começamos a caminhada rumo à Prefeitura de Cuiabá, eu fui um fiel escudeiro da Gisela. Eu fiz uma enquete, uma busca de opiniões com os colegas servidores e a grande maioria, esmagadora, apoia Emanuel Pinheiro. Por isso, assim que Emanuel me fez o convite, eu vim correndo assinar quem realmente valoriza e respeita o servidor público", declarou Oscarlino.
Oscarlino também criticou a postura de Abílio ao ameaçar os servidores. "O outro candidato (Abilio Jr) não nos valoriza, não conversa conosco. Quer mandar 3 mil servidores, entre comissionados e efetivos embora, por conta dessa pauta nacional de demolição do funcionalismo público. Precisamos derrotar essa aliança que está firmada agora para o nosso bem", opinou.
Emanuel Pinheiro destacou na reunião com os membros do sindicato dos servidores públicos a importância de se derrotar àqueles que, segundo ele, não tem nenhum compromisso com o servidor.
"(Há) Gestores que assumiram com falsas promessas aos servidores, e quando chegaram lá liquidaram direitos dos servidores. Esse é o momento de dar um não à esses gestores, que jogam uma cortina de fumaça sobre os ombros dos servidores púbicos, para jogá-los contra a sociedade, promovendo uma detestável polarização entre servidores e a sociedade. Jogando a sociedade contra os servidores e jogando os servidores contra a sociedade. Quando na verdade o papel de todo gestor e chefe do executivo é o equilibrio, a serenidade, a responsabilidade e o bom senso para contruir pontes entre a sociedade e os servidores púbicos", declarou Emanuel.
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
Siga a pagina MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)