15 de Julho de 2025

cotações: DÓLAR (COM) 5,58 / EURO 6,52 / LIBRA 7,50

política Quarta-feira, 04 de Setembro de 2019, 12:16 - A | A

Quarta-feira, 04 de Setembro de 2019, 12h:16 - A | A

Mudanças

Deputado propõe aumento na licença paternidade aos servidores públicos de MT

Mídia Hoje
Cuiabá
[email protected]

O servidor público de Mato Grosso poderá ter licença paternidade de 15 dias consecutivos. A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) em sessão plenária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT)

De acordo com o parlamentar, na proposta do Projeto de Lei Complementar (PLC) de n.º 70/2019, o objetivo da mudança tem o intuito de adequar a legislação estadual com o Decreto Federal de nº de 8.737/2016 que possibilita aos servidores federais à prorrogação da licença paternidade para até 15 dias após o nascimento do filho ou adoção. “O fator interessante é que já tem um decreto federal. Então, a gente só está seguindo o que determina a legislação federal e aplicando aqui, em Mato Grosso, este mesmo prazo de 15 dias, para que os servidores públicos contribuam com o recém-nascido, principalmente, com a mãe que já carregou o filho por nove meses e após o parto, ela merece uma atenção especial”, pontua.

O deputado destaca que existe um aspecto social que deve ser levado em consideração na licença paternidade. “Eu considero que o casal, como pai e a mãe, merecem essa atenção quando nasce um filho. O pai também ajuda muito nestes primeiros dias. Afinal, há um estado emocional que a mulher passa neste período puerpério que é após o nascimento do filho, não só fisicamente, como, psicologicamente. Ele tem mais tempo para organizar a sua vida, podendo se dedicar melhor no trabalho. Assim, evita que ele tenha baixo desempenho por estar preocupado com a esposa sozinha e o filho recém-nascido”, salienta.

Claudinei ressalva que no estado de Mato Grosso já houve a adequação da licença maternidade com a legislação federal, em que foi permitido que a servidora gestante desfrute de até 180 dias de licença, conforme previsto na Lei Complementar de nº 330/2008.

O PLC proposta está em tramitação na Casa de Leis, sendo que foi apresentado no dia 28 de agosto, na 84° Sessão Ordinária e será encaminhada para avaliação e votação em plenário entre os parlamentares estaduais.

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Siga a pagina  MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)

 

 



Comente esta notícia