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opinião Quarta-feira, 09 de Dezembro de 2020, 10:40 - A | A

Quarta-feira, 09 de Dezembro de 2020, 10h:40 - A | A

OPINIÃO

A criatividade por meio do e-commerce

*Ana Eliza Lucialdo

reprodução

EEE

 

O cenário pandêmico criou obstáculos ao comércio. A reinvenção foi inevitável. O Comércio eletrônico brasileiro alcançou a marca de R$ 60 bilhões em transações de vendas e cresceu 47% no primeiro semestre, de acordo com dados da 41ª edição do Webshoppers.

De olho na migração das vendas para o digital, os empreendedores da nova economia entenderam a oportunidade e se adaptaram.  O Live Commerce é um exemplo de criatividade e adequação.

Durante uma live show de artistas renomados, as grandes marcas passaram a disponibilizar promoções para impulsionar suas vendas transformando o evento em uma grande vitrine dos seus produtos e negócios.

Com isso, o ‘evento show’digital oportuniza uma experiência de vendas realizada online por uma transmissão ao vivo (live streaming) com a utilização das redes sociais como Facebook, Instagram, You Tube ou plataformas especializadas.

Importante enfatizar que a comunicação contemporânea atravessa uma profunda transformação influenciada pelas tecnologias digitais e devido ao cenário de restrições de circulações ocasionado pela Covid-19.

Além disso, é fato que as tecnologias digitais são um caminho sem volta. Elas funcionam como sistema integrador e ampliam as práticas mediáticas, e tudo está sendo reformulado.

É evidente que precisamos evidenciar o novo formato de monetização, de geração de riqueza. O que gerava riqueza somente por meio dos recursos como o capital, a terra e o trabalho passaram a gerar a oportunidade de monetização por meio do conhecimento, a tecnologia e a criatividade, apontado como monetização por meios simbólicos (Reis, 2008).

Portanto, a comunicação moderna está em constante transformação e está longe de ser estática, principalmente, devido influências pelo cenário tecnológico e pela rede mundial de tecnologia. A sugestão é ficar de olho nas oportunidades de vendas pelo meios digitais e pensar além do meio físico nas transações comerciais.  

*Ana Eliza Lucialdo é professora, palestrante consultora de estratégia e negócios digitais. Doutoranda com pesquisa em fomento à economia criativa (ECCO/UFMT). Especialista em Políticas Públicas pela Universitat de Girona (Espanha), MBA em Comunicação e Marketing. É filiada a BPW Cuiabá e ao PMI-MT.Instagram e LinkedIn anaelizalucialdo

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