MÍDIA HOJE

Sábado, 19 de Outubro de 2019, 08h:27

Ministro anuncia que governo irá viabilizar rodovia Transbananal, no Araguaia; vem guerra de ongs aí

Redação/Midia Hoje

A "Transbananeira", anunciada esta semana pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, é um sonho antigo da região do Araguaia. A via vai interligar as cidades de São Félix do Araguaia, em Mato Grosso, com Formoso do Araguaia, no Tocantins. De acordo com o ministro, o grande desafio será fazer um projeto de engenharia que seja atrativo, rentável e que tenha um “selo verde”.

“Primeiro vamos ver se esse projeto vai gerar interesse da iniciativa privada. Se não gerar, vamos fazer a obra com recurso público”, afirmou o ministro, durante audiência pública realizada na cidade de Gurupi, no Tocantins, na sexta-feira (18), com a presença dos governadores de Mato Grosso, Mauro Mendes, e do Tocantins, Mauro Carlesse. Para fazer a interligação, será necessário fazer uma ponte sobre o Rio Araguaia e pavimentar um trecho da BR-242 no Estado do Tocantins.

De acordo com Mauro Mendes, a interligação é fundamental para dar continuidade ao desenvolvimento do Araguaia, principalmente, a região nordeste. “Melhorar a logística da região é impulsionar o desenvolvimento e dar competitividade aos nossos produtores, de um Estado que é o maior produtor de commodities do país e que representa 28% das exportações”. Além de Mauro Mendes, participaram da audiência em Tocantins os senadores Jayme Campos e Welington Fagundes, e os deputados estaduais Max Russi e Ondanir Bortolini, o Nininho, além de prefeitos da região do Araguaia.

A nova via Transbananal, se viabilizada, cortará a reserva indígena Parque Araguaia, localizada na "Ilha do Bananal", considerada maior ilha fluvial do mundo. Com 20 mil quilômetros quadrados e cercada pelos rios Araguaia e Javaés, a ilha é considerada reserva da biosfera pela Unesco desde 1993.  O trecho da BR-242 que necessita ser asfaltado é de quase 90 km e fica na região do Tocantins. Do ponto de vista ambiental, o maior desafio será construir a ponte ligando São Felix do Araguaia/MT e Formoso/TO, no rio Araguaia, como admitiu o próprio ministro.

hotel

 Hotel construído por JK na Ilha do Bananal: foi destruído por um incêndio há cerca de 30 anos 

A Ilha do Bananal é belíssima. Além de abrir um novo corredor de exportação à produção mato-grossense, a viabilização do projeto permitirá que a região explore sua maior vocação econômica, que é o turismo.

E quem primeiro enchergou isso foi o presidente Juscelino Kubitschek. Ele planejou transformar uma porção da ilha em balneário. Chegou a construir no local um hotel de padrão internacional. A imponente obra foi destruída por um incêndio, há quase 30 anos.

Mas vem briga boa ai! Muitas ONGs vão chiar!

 

*Com informações Secom/MT.