MATO GROSSO, 17 de Junho de 2024

cotações: DÓLAR (COM) 5,38 / EURO 5,76 / LIBRA 6,82

geral Sábado, 20 de Março de 2021, 16:57 - A | A

Sábado, 20 de Março de 2021, 16h:57 - A | A

situação 'gravíssima'

UPAs chegam ao colapso e faltam medicamentos para covid em Cuiabá

A Gazeta

reprodução

d89f151bca8e788e9b38addd4f9653f1.jpg

 

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Cuiabá chegaram ao colapso neste sábado (20), com superlotação e falta de medicamentos para tratar pacientes com covid-19. A denúncia foi feita pela vereadora Edna Sampaio (PT), que visitou as unidades após receber informações de falta de atendimento.

"Eles não conseguem atender quem precisa de internação. Estão faltando medicamentos e equipamentos para atender as pessoas. Os profissionais de saúde estão em sofrimento com tanta sobrecarga de trabalho. É um cenário de guerra", afirma a vereadora

Segundo a parlamentar, na UPA do Pascoal Ramos existem 16 leitos para internação e atualmente 50 pessoas estão internadas na unidade, em condições precárias. Já na UPA do Verdão, que tem estrutura semelhante, 70 pacientes com covid-19 são tratados.

"A situação é extremamente grave. As pessoas precisam procurar os PSFs nos bairros, porque muita gente pode se contaminar se vier a uma UPA que está superlotada. Todos precisam colaborar, porque não vão conseguir criar vagas suficientes para atender a essa alta na demanda", alerta Edna.

A vereadora afirma que irá realizar uma força-tarefa junto aos colegas da Câmara para cobrar providências que melhorem o atendimento aos pacientes com covid-10 na Capital. "Algo precisa ser feito e o prefeito precisa ter coragem de decretar lockdown, assim como o governador precisa garantir renda para que as pessoas fiquem em casa".

 

Outro lado

A Secretaria de Saúde enviou a seguinte nota sobre o caso.

 

"A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que:

 

- Não procede a informação de que faltam medicamentos para os pacientes que estão internados com covid-19 em UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) ou Policlínicas da capital.

 

- Além disso, ressalta que na segunda-feira (22) chega para a SMS mais carregamentos de medicamentos para o município, que serão direcionados também para UPAs e Policlínicas".

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP



Comente esta notícia