Mesmo ainda sem uma data oficial para a prova, já é possível fazer o pedido de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. A solicitação é realizada virtualmente na página do participante do exame, que também permite justificar a ausência na edição de 2020. O prazo para pedir a isenção dura entre 17 a 28 de maio, com divulgação dos resultados no dia 9 de junho. Quem teve a solicitação negada pode recorrer da decisão entre os dias 14 e 18 de junho, e os resultados finais do recurso serão divulgados no dia 25 do mesmo mês.
Os seguintes grupos podem solicitar a isenção: matriculados no último ano do ensino médio em 2021 pela rede pública; estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou com bolsa integral na rede privada, desde que possuam renda mensal familiar per capita igual ou menor que 1,5 salário mínimo; indivíduos em situação de vulnerabilidade econômica, comprovada por Número de Inscrição Social (NIS), com renda mensal per capita de até 1,5 salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Para fazer o seu pedido pelo computador ou celular, é necessário preencher dados pessoais, grau escolar, informações de contato e um questionário de 25 perguntas. O andamento da solicitação pode ser acompanhado na própria página do participante. É importante ressaltar que pedir pela isenção da taxa de inscrição não significa se inscrever no Enem – as datas oficiais ainda não foram divulgadas. Veja, a seguir, o passo a passo.
Enem 2021: como solicitar isenção da taxa de inscrição
Passo 1: acesse a página do participante do INEP clicando aqui. Em seguida, no chat com a assistente virtual, selecione "Justificativa de ausência/isenção";
Passo 2: no campo de respostas do chat, digite CPF e data de nascimento, quando solicitados. Em seguida, clique em "Iniciar a justificativa de ausência/isenção";
Passo 3: em seguida, leia os termos e marque a opção para avançar;
Passo 4: o sistema utiliza os dados cadastrados na Receita Federal. Confirme-os e avance;
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP