23 de Julho de 2024

cotações: DÓLAR (COM) 5,57 / EURO 6,07 / LIBRA 7,20

geral Quarta-feira, 26 de Maio de 2021, 08:45 - A | A

Quarta-feira, 26 de Maio de 2021, 08h:45 - A | A

ALZHEIMER

Cientistas descobrem como rejuvenescer o cérebro

Medical Xpress

Reprodução

1

doença de Alzheimer é uma das principais causas de demência e as estratégias terapêuticas não previnem, retardam ou curam a patologia de fato. A doença é conhecida pela perda de memória, causada pela degeneração e morte de células neuronais em diversas partes do cérebro.

Após alguns estudos, os pesquisadores do Instituto Holandês de Neurociência (NIN) descobriram uma pequena molécula que pode ser usada para rejuvenescer o cérebro e assim, neutralizar a perda de memória.

Através de modelos diferentes de camundongos com Alzheimer (como células-tronco neurais humanas em cultura e tecido cerebral humano), os pesquisadores descobriram que essa molécula de RNA é necessária para o processo neurogênico no hipocampo adulto. “Diminuir os níveis de microRNA-132 no cérebro de camundongo adulto ou em células-tronco neurais humanas em um prato prejudica a geração de novos neurônios. No entanto, restaurar os níveis de microRNA-132 em camundongos com Alzheimer resgata déficits neurogênicos e neutraliza o comprometimento da memória relacionado a neurogênese adulta “, revelou Sarah Snoeck, técnica do grupo de Salta.

Esses resultados possibilitam uma prova de conceito sobre o potencial terapêutico de provocar a neurogênese adulta na doença de Alzheimer. “Nosso próximo objetivo é avaliar sistematicamente a eficácia e segurança de direcionar o microRNA-132 como uma estratégia terapêutica na doença de Alzheimer “, finaliza Salta.

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP