As atividades econômicas do comércio em geral poderão funcionar na capital no feriado de 07 de setembro, dia em que se comemora nacionalmente a independência do Brasil, contudo a abertura está condicionada a regras para os trabalhadores, as quais foram acordadas em Convenções Coletivas de cada segmento empresarial.
No caso especifico dos lojistas da capital e de Várzea Grande, o comércio poderá abrir as portas, contudo o empregador terá que seguir algumas normas, conforme explica o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja. “Para os que forem convocados a trabalhar neste dia, a remuneração das horas de trabalho deve ser em dobro, incluídas as comissões das vendas do dia e, o seu pagamento, se dará junto com o fechamento da folha do corrente mês em que se trabalhou”.
Neste dia não haverá expediente nos órgãos públicos estaduais e municipais. Porém, os serviços públicos essenciais, como de saúde e segurança vão funcionar em regime de plantão.
Nas agências bancárias, segundo o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e do Ramo Financeiro do Estado de Mato Grosso (SEEB-MT), também não haverá atendimento.
A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) informa que as contas de consumo, como de água, energia, telefone e de carnês que tiverem essa data como vencimento, poderão ser pagas no primeiro dia útil após o feriado. Os serviços de caixa eletrônico, internet banking, mobile banking e de banco por telefone estarão disponíveis.
Os shoppings também estão autorizados a funcionar, tanto as lojas quanto as praças de alimentação, desde que os empresários sigam todas as regras estabelecidas pela CCT. O horário de funcionamento das praças de alimentação será das 10h às 22h e das lojas das 14h às 20h.
SEMANA BRASIL
Vale lembrar que na semana da independência estará acontecendo a Semana Brasil, que vai do dia 04 ao dia 10 de setembro, onde várias lojas do comércio de rua e shoppings estarão com inúmeras promoções e descontos reais em produtos e serviços
“Esse é o 4º ano da campanha que vem se consolidando. Ela foi criada pelo Governo Federal e visa estimular a economia no mês de setembro, seguindo o exemplo da black Friday que ocorre em novembro, então, é uma grande oportunidade de compras para todos que desejam adquirir algum produto ou serviço com desconto real”, afirmou Granja.
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP