O futuro é dos carros elétricos, entretanto, até que isso se torne realidade, as fabricantes de veículos lutam entre si para conseguir ser a primeira a ganhar destaque a tornar os modelos movidos a eletricidade. Na China, a startup americana Mullen Automotive lançou o carro elétrico mais barato do mundo, cujo nome foi revelado como I-Go.
No gigante asiático, a novidade está saindo por apenas US$ 9,3 mil, ou R$ 50 mil em conversão direta. Em comparação, o veículo mais barato dentre todos os carros elétricos à venda para uso urbano é o Renault Kwid E-Tech, que está na média de R$146 mil. A própria versão do Kwid a combustão está mais cara que o carro elétrico mais barato do mundo.
Em termos gerais, por aqui o carro elétrico mais barato é o Logigo Lliro, um mini hatch elétrico com autonomia de 100 km com apenas uma carga. O veículo é comercializado diretamente pelo site da empresa aqui no Brasil, mas ele não pode ser utilizado nas ruas do país pelo fato de não vir equipado com airbags frontais e nem freios ABS, isto é, no Brasil ele só pode ser usado em terrenos fechados como aeroportos, condomínios e empresas.
Já o carro elétrico mais barato do mundo, desenvolvido na China, é focado no uso urbano, porém não descarta também a venda direta para empresas e condomínios que precisam de carros para seus circuitos fechados. O modelo conta com espaço para 4 pessoas e possui uma autonomia média de 200 km, graças à sua bateria de 16,5.
Atinge 100 km/h de velocidade máxima
Com um motor de 46 cavalos de potência, 10,4 kgfm de torque máximo e peso de 795 kg, o carro elétrico da China consegue atingir uma velocidade máxima de 100 km/h.
A empresa responsável pelo desenvolvimento do veículo afirmou que possui planos de vender o veículo em outros mercados. De acordo com a empresa, o próximo país que receberá o carro elétrico será a Alemanha, apesar de ser vendido com um preço maior lá, cerca de US$ 12 mil ou R$ 64 mil, sem taxas.
Além desse modelo mencionado, a General Motors também conta com um veículo super barato, chamado de MINI EV, campeão de vendas no país. Recentemente, o veículo recebeu um novo design, sendo agora um conversível. O modelo perdeu seus dois assentos traseiros, mas ganhou uma capota estilosa que é totalmente guardada na parte de trás do modelo.
No Brasil, o modelo elétrico mais barato custa R$ 140 mil
A Renault anunciou no mês de abril o lançamento de seu novo carro elétrico Renault Kwid E-Tech, versão totalmente elétrica do subcompacto que chegou no mês de agosto por R$ 142.900.
Devido a esse preço, a novidade da francesa, que foi importada da China, assumirá o posto de carro elétrico mais barato do país, que pertencia ao JAC E-JS1, atualmente vendido a R$ 164.900. De acordo com a montadora, a pré-venda do Renault Kwid E-Tech aconteceu no valor de R$ 999 e o preço anunciado foi garantido até julho, quando poderá ser reajustado.
A montadora disponibiliza o veículo no seu programa de assinatura, em planos de 12 a 48 meses. Nele, os gastos com IPVA, seguro e manutenção estão incluídos. Na apresentação do lançamento, a montadora ressaltou o custo mais baixo de manutenção, comparado ao das versões comuns.
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