A maior empresa fornecedora de oxigênio no estado do Amazonas, a White Martins, informou nesta quinta-feira (14), que identificou estoques do gás na Venezuela e fará a importação dos cilindros para Manaus e região.
Segundo a White Martins, a demanda por oxigênio aumentou cinco vezes nos últimos 15 dias, alcançando um volume de 70 mil metros cúbicos por dia. Esse consumo equivale a quase o triplo da capacidade de produção da unidade local da White Martins em Manaus (que produz 25 mil m3/dia). Segundo a companhia, a demanda pelo produto 'segue crescendo fora de controle e qualquer previsibilidade'.
A empresa também informou que colocou à disposição das autoridades 32 tanques criogênicos móveis que estão em São Paulo e serão transportados para Manaus.
"No cenário atual de crise sem precedentes, a White Martins conseguiu recentemente ampliar até o limite máximo a capacidade de produção da planta de Manaus – de 25 para 28 mil metros cúbicos por dia – e direcionou toda a produção de oxigênio da unidade para o segmento medicinal", diz a empresa em nota.
Os hospitais de Manaus enfrentam um colapso pelo aumento dos casos da Covid-19. Nesta quinta, as unidades de saúde ficaram sem oxigênio. O estado teve que enviar pacientes para outras seis regiões, inclusive Brasília.
A empresa está realizando uma operação por vias fluvial e aérea, com o governo local e as forças armadas, para trazer oxigênio de fábricas localizadas em outros estados. Também colocou à disposição das autoridades o envio de 32 tanques móveis, que estão em São Paulo, aguardando serem transportados para Manaus.
Uma antiga planta desativada e está fora de operação há 11 anos em Manaus deverá voltar a funcionar para suprir a demanda. A expectativa é que isso aconteça entre 30 e 45 dias.
O Amazonas já registrou mais de 219 mil casos da Covid e 5.879 mortes desde o início da pandemia. Pelo menos 1.564 pacientes seguem internados no estado.
Também nesta quinta, a Força Aérea Brasileira (FAB) levou para Manaus oito toneladas de material hospitalar, entre macas, camas e cilindros de oxigênio.
Artistas e influenciadores digitais como Whinderson Nunes e Tirullipa, além dos cantores baianos Tierry e Simone, da dupla com Simaria, e Gustavo Lima, também iniciaram uma campanha para aquisição e envio de cilindros que teve adesão de vários outros artistas.
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
Siga a pagina MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)