O Programa de Prevenção e Resistência às Drogas(Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar, formou na última semana de abril 1.250 estudantes no curso de prevenção às drogas, bullying e violência em escolas da rede privada de Cuiabá.
Os formandos são crianças com idade entre 8 e 10 anos matriculadas no ensino fundamental, do 1º ao 4º ano. Eles freqüentaram o curso ‘Proerd Kids’ e tiveram lições diferenciadas, conforme a série, com dois tipos de conteúdos abordados.
Os estudantes do 1º ao 2º ano estudaram sobre Leis e Regras da convivência em sociedade, enfrentamento ao bullying e conflitos sem violência. Também aprenderam sobre o que podem comer e cheirar sem se expor a riscos.
Já com os alunos do 3º ao 4º ano as lições as lições foram sobre regras de trânsito e como conhecer os próprios sentimentos. Aprenderam também sobre as drogas a partir de questionamentos do tipo: o que o consumo pode fazer? Ajuda ou atrapalhar? Esse conteúdo incluiu drogas lícitas e ilícitas, como medicamentos de uso comum.
O coordenador estadual do Proerd, tenente-coronel Darwin Salgado Germano, diz que a meta é iniciar este mês o currículo dos estudantes do 5º ao 7º, esse com conteúdo de 10 lições.
Darwin Germano explica que as atividades do Proerd foram lançadas em todo o Estado de forma com semipresencial, ou seja, parte na escola e parte virtual, seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19, ou seja, uso obrigatório de máscara facial, higienização das mãos com álcool geral, entre outras. Atualmente, acrescenta o coordenador, os cursos estão sendo oferecidos milhares de estudantes em mais de 25 municípios.
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP